domingo, 17 de abril de 2011

Espiritualidade Individualista Virtual

Vamos "cabe-cear" uma idéia sobre esse tipo de espiritualidade e suas implicações.

Bem, quando falamos sobre espiritualidade, pensamos em alguém que entende ou suspeita que existe algo além do que os olhos podem ver e neste contexto, Espiritualidade Individualista Virtual, alguém que já descobriu ou foi descoberto por esse "algo além" e se deparou com o Deus Triuno - (diálogo proposto entre os imersos ou emergentes da pseudo fé cristã).

É um texto pra responder a um "vento" que vem e vai em momentos da história com estórias e formas diferentes.
Por ser um "vento" passa e é questão de tempo de se passar, mas a semelhança dos "ventões" - "tufões" deixam um estrago "vio-lento".

A proposta dessa Espiritualidade é uma "Lady Gaga" do momento, uma "Má-donna" evoluída do passado para nova geração.
Ela, a espiritualidade e não a Lady ou Má, é Individualista, promove a teologia da "Dança do Quadrado, by Sharon Acioly...a vá...", ((digressões: seria interessante Lady Gaga e Madonna num dueto com tal sinfonia clássica)) que diz ser possível ser "cristão" na sua individualidade.
Bem, ser espiritual é possível, pois a espiritualidade não se limita a uma confissão de fé ou religião ou denominação ou ou ou... ser espiritual é e basta ter a consciência ou inconsciência - sabida, que existe algo-alguém além do que os nossos olhos podem ver. Neste sentido, até um cético é espiritual, pois vai desdobrar na "busca pelo sentido" da vida.

Mas para "fé cristã" que tem como essência uma "pessoa" - "Deus" - "Jesus" revelado na sua relação com a humanidade ((Selá)) através das Escrituras-Bíblia, essa espiritualidade é incompatível.

A Bíblia revela um Deus que misteriosamente se relaciona em si mesmo ((Selá)) - Elohim "Deus Pluralizado na Unidade" e que por ansiar por ""relacionamentos"" se expressou na sua Criação e se relaciona de forma especial na "Corôa da Criação" - "Adão e Eva" - "Humanidade".

Esse Deus Trino, único composto, hb. Echad - A primeira vez que se pronuncia se pronuncia no COMPOSTO revelando a "relação" que há em si - Pai - Filho - Espírito Santo.

Essa relação sempre se dá em COMUNHÃO e Deus se revela neste estado - comungado.

Somos, somos?, sua "obra prima", expressão da sua glória, feitos a sua imagem e semelhança. O desejo de Deus é refletir, não apenas na Igreja, mas principalmente na sua Igreja, em "toda humanidade" essa relação "comun-itária".

Perceba a relação de toda uma nação como UM POVO... que se cumpre na pessoa de UM MESSIAS, mas esse Povo é na "real-idade" comparável as incontáveis "areias no céu" e "estrelas no mar".

Essa Espiritualidade Individualista nos "desfaz - desconstrói" como PESSOA e nos transforma em INDIVÍDUO.

No indivíduo o ser se torna singularizado, isolado, só, em solidão sem solitude - Na pessoa a referência é ao ser humano que necessita de relacionamento para se "evoluir" e "desenvolver" na sua humanidade.

Indivíduo precisa de si só e tenta trazer Deus para essa relação, ainda que Ele possa se revelar aí, mas desemboca-SE no ser PESSOA, pois ELE também é uma pessoa, mas se basta como indivíduo - nega o coletivo.

Virtual porque, por que, por quê, porquê - pq - não é apenas uma extensão da Realidade (como se queria com a virtualidade) ela é SUBSTITUTIVA e PROSTITUTIVA da Realidade.

Essa Espiritualidade Individualista Virtual se vê nos chamados "CRISTÃOS SEM IGREJA" - "SEM DENOMINAÇÃO" e outros nomes que se dá a esse vento histórico arrasador, mas identificado como vento. Não como Sopro, mas vento.


Em outro momento "papearemos" sobre alguns "prováveis motivos" dos adeptos a tal espiritualidade.

Aqui basta pensarmos no estilo de vida dos que foram "Antioquiados no Cristão" pela primeira vez e identificados pela "comunhão" em "LUGARES COMUNS" - templo, mini templo = sinagogas, tumbas, cavernas, casas e etc...

Em outro momento, após o momento anterior prometido, falaremos sobre a inevitável experiência de "fenômeno comum" dos "aglomerados" se "institucionalizarem", poisss o demônio desse vento é a INSTITUIÇÃO... escolas, faculdades, empresas ah?¹?!!!

Pode comentar sem medo de ser feliz....

5 comentários:

  1. O pós-modernismo deixou tudo mundo pós-moderninho. A instituição é coisa do passado, de velho, caduco, mal-criado. A onda é descobrir Deus isolado, física pós-quântica, a divisão do sagrado. Cercados por ips, não posso deixar de compartilhar a wireless com o chegado.

    Diz bem sobre a prostituição do real pelo apego virtual. Todos uma ilha.

    Agora, todo esse movimento emergente, ainda se reúne em tocas concretas, principalmente para falarem mal do passado pessoal e do inferno dos evangélicos.

    Toma lá, dá cá.

    Nesse momento eles estão postando em algum blog sobre o fenômeno de se encontrar em um templo e jamais se abraçar.

    Ah, que saudades do Twitter, ali eu podia deletar!

    ResponderExcluir
  2. Ouço de suas palavras:
    "Elementar, meu caro Watson".
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Um corpo se-pára-dó da cabeça nem sempre será um corpo... pode ser estranho... e pode ser parte dele.
    Só quem faz a se-par-ação sabe dizer o que é o quê... ninguém at-rever-ia qualificar as partes.. ou se atreve-ria?

    ResponderExcluir
  4. Interessante...
    Para uma extensão do comentário:

    O que qualifica o Corpo? Dizer que é um corpo ou ser um corpo... a expressão anatômica paulina é de um corpo humano...o "Aituropada mehandeuca - ursinho panda" possui um corpo e nem por isso faz parte do Corpo citado por Paulo... o que qualificaria o corpo falado por Paulo, cuja a Head-Cristo é inseparável...?...
    COMUNHÃO, mas nem todo ajuntamento é visto como Koinonia sob ótica eterna... Babel que o diga...NÃO BASTA se reunir ou comungar... tem que ter o "FATOR CRISTO" o nome pelo (no) qual a quantidade não importa, desde que não seja SINGULARIZADA (alternativa dos Sem Igreja, sem denominação adeptos da EIV).

    Duas questões:
    Qual Flávio?
    Quem faz a separação do corpo neste caso?

    "ConteUNA-nos com tais respostas..." (Neologismo da minha não licença poética).

    Abraços para você, possível apenas estando perto de você...

    ResponderExcluir