segunda-feira, 16 de maio de 2011

Espírito Santo - Vento de Deus ou Ventilador dos Homens?


Espírito Santo

Vento de Deus ou Ventilador dos Homens?

O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito - Jo 3.8.

Espírito Santo - Vento de Deus ou Ventilador dos Homens? Acredito que ambas as respostas causam desconforto para nós.

Vê-lo como vento é pensar em algo sem pessoalidade e nossa mente intelectualizada pelos concílios e movimento da reforma teme pensar no Espírito como Vento para não des-personificá-lo. Afinal, vento é vento e não é uma pessoa é o “ar em movimento” um fenômeno oriundo das reações atmosféricas. Viu? Uma resposta bem iluminista tradicional aonde a razão predomina.

E talvez toda essa “intelectualidade” não nos deixe contemplar Deus em uma brisa suave novamente, e garanto, não sou adepto do panteísmo.

Contudo o foco não é esse.

Nesse conhecido diálogo Jesus contraria a razão do conhecidíssimo fariseu Nicodemus afirmando que o fato de ser Judeu não o garantia dentro do Reino, mas sim a experiência do Nascer de Novo é que o colocaria nessa realidade presente. Ali é um contraste de que somos mais pagãos quando pensamos que somos mais santos.

E nesse diálogo Jesus afirma: Deus é livre em movimento.

Massss, vivemos uma época de fenômeno do neo-pentecostalismo em que o vento é produzido e manipulado, ao menos se acredita que pode e isso permeia nossa sociedade religiosa.

Assim como o ventilador produz vento a hora que seu dono deseja e aonde o seu dono deseja o Livre Deus foi “Ventiladorizado”.

A moda religiosa é que se pode fazer com que Ele Vente aonde se quer e quando se quer. A geração dos “Donos do Vento”, dos “Donos do céu e seu Rei”.

A geração atual acredita no absurdo que certo teólogo afirmou lendo nosso tempo chamado hoje. Parafraseio... “Nunca se pensou que ao observar o movimento das árvores agitadas pelos ventos que eram as árvores que produziam o vento. O que move o visível é o invisível, mas hoje se acredita nessa espiritualidade moderna que o visível que move o invisível”.

Aí temos as “determinações” “jejuns pelas causas perdidas” “aqui o milagre é comum” “campanha para isso” e ventilando-se se vai...

Transformaram Deus num ventilador, ou melhor, tentaram transformar, só que Ele ainda, sopra aonde quer e vem de onde não sabemos e vai para onde não imaginamos, contudo, pode-se ouvir a sua voz.

Nessa geração de ventiladores religiosos acredite, ainda é possível ouvir a Voz do Vento.

Ele algumas vezes por ser Livre passa por entre os ventiladores por amor dos sedentos por ele e enganados por outros. Ele se confunde no vento artificial por amor dos que precisam Nascer de Novo. Ele vai aonde é ensinado que se pode "ventilizá-lo" por que é Livre e não se permite neutralizar de alguém em função dos que assim tentam manipulá-lo. Algumas vezes sopra e outras não.

Mas aos que sabem que ele é o Vento Livre genitor da Vida. Aos que sabem que sem Ele nada se movimenta e que nunca o produz. Aos que sabem que não pode prendê-lo em suas mãos ou denominação ou compêndios sistemáticos de teologia. Aos que sabem que Ele pode vir como pode ir sem o menor controle e satisfação...A esses? Ele, o Vento, algumas vezes sopra, outras também não. (rs). Afinal, saber não é poder e nem condição para que Ele sopre ou não.

Ele o é independente de quem e sobre quem sopra.

Que tal uma experiência naturalmente espiritual de deixar a brisa ou ventania bater no seu rosto e relembrar dessas palavras – O Vento de Deus é Real e pode falar conosco.


Toni Edson

Nenhum comentário:

Postar um comentário