domingo, 8 de maio de 2011

Morre um Mito e Nasce um Ídolo-herói.

Morre um Mito e Nasce um Ídolo-herói.

A saga do herói mitológico é processualmente inversa. Tem-se o ídolo que nasce, vive e morre e ainda que não eleito em vida, se “mitologiza” em morte. Ás vezes o mito nunca existiu como um ídolo, mas sempre foi personificado e "ideologizado" numa espécie de senso comum. Os gregos são assim.

Mas presenciamos, não sei se inédito, uma inversão nesse momento histórico. Morre um mito e nasce um ídolo. Exatamente. أسامة بن محمد بن عود بن لادن - Osama bin Mohammed bin Awad bin Laden o fundador da al-Qaeda. Já tinha me convencido, ou me convenceram, que era um mito “divino” para dar razão a ataques sem autoria. Confesso que meu romance “semi escrito” caiu por terra com essa notícia, mataram o meu mito Bin Laden. O mito de uma nação invulnerável na ideologia, mas aterrorizada em prática e pior, sem saber que “demônio” estava por traz disso. Mas “lixeira”, afinal, matou mesmo, é o que parece...

Era o novo mito americano e mundial, existente ou não, mas no subconsciente sempre ali esteve.

Não sei se preferiria que fosse um mito, mas o que eu achava ou preferiria não muda nada.

Agora o que é muito interessante é que um Mito morreu, para nascer um ídolo, e pior, ídolo herói para alguns. Não para muitos, mas também não para ninguém, para alguns um ídolo herói.

Teve que morrer para viver, essa é a saga traçada e que agora pode aterrorizar mais do que antes. Morto vive mais, morto é mais ídolo, é mais herói para um povo em todo mundo.

Daí a duvida do homem mais famoso do mundo, o que matou, vivificando, o homem mais procurado do mundo, o que morreu. Mostrar ou não sua foto. Mostrar garante o feito, mas desperta mais seguidores do herói, não mostrar não sacia a sede de certeza do mundo. Ah...Quem sou eu para saber o que está em jogo no mostrar ou não fotos, a questão maior em tudo isso é que morreu o mito do mundo e nasceu o herói de alguns.

E devemos nos perguntar, porque herói de alguns? Como pode alguém assim, como o vimos na mídia, ter seguidores? Qual é o lado da moeda que convence esses “alguns”?

Não estou defendendo Bin Laden, mas levantando a realidade que não sabemos o motivo de ter tantos seguidores a morrer por ele. Um argumento meramente religioso? Creio que sim! O que não entendemos, e deveríamos entender, é que a religião é integral e permeia o mundo político, e por esse em nome dos “Alas” vivem e morrem.

O que sabem que não sabemos? Porque vemos apenas trevas enquanto outros só vêem luz nessa história? Porque o mundo sorri com sua morte e outros choram? O que essa minoria vê que não vemos? Fatos manipulados e selecionados para ambos. É a minha resposta.

Toni Edson

Nenhum comentário:

Postar um comentário