terça-feira, 24 de maio de 2011

A verdade que não gera crescimento é uma mentira dogmatizada.

A verdade que não gera crescimento é uma mentira dogmatizada.


Num tempo de tanto pluralismo religioso e verdades relativizadas parece que “vale tudo” e “tudo vale” desde que seja feito de coração.

Mas “cá entre nóis”, quantas e quantas vezes nosso “coração bandido” nos pregou peças por verdades comprovadas por ele que todo o nosso ser dizia que “é de Deus” quando na verdade tal verdade “era de deus – nós”?

Acredito que o olhar de vários ângulos não transforma a cor preta em cinza ou branco, a cor não mudou, mas percepção é que enganou o olheiro. Esse é problema. Olhamos pelo nosso ângulo, pelo nosso achismo, pela nossa percepção ou percepção alheia. Não temos outra escolha a não ser olhar de perto, bem perto, pertíssimo!

Voltando ao tema em questão, toda verdade é verdade de Deus não importa na boca de quem, já dizia alguém – famoso, senão você não dá crédito( rs). Pode ser um mentiroso por não acreditar na verdade que pronuncia ou por não vivê-la, mesmo assim não deixa de ser verdade o que diz. Essa é a salvação de muitos líderes religiosos e poderia ser dos políticos, mas a verdade que dizem depende deles (rs)... Mas se é verdade é verdade e pronto. Tudo que não condiz com ela não é “meia verdade” é “totalmente mentira”, contudo, falar isso nesse tempo é criar uma barreira na comunicação, aí com jeitinho você fala, “é quase uma verdade” (rs).

Mas quero deixar um referencial para verdade num tempo de tanto relativismo.

A verdade gera crescimento!

Sim, gera crescimento em todos os sentidos. Quantitativo e qualitativo. E não há uma regra de precedência da quantidade ou qualidade, mas uma coisa é certo, ambas caminham de mãos dadas.

Crescimento Quantitativo sem o Qualitativo é porque essa verdade não é tão verdade assim, sendo assim, é uma mentira, ou talvez, seja questão de tempo para a qualidade se findar. Afinal, ao observar a Verdade Encarnada – Jesus, sua verdade gerava Quantidade e no passar do tempo Qualidade.

Esse processo pode ser meio “montanha russa” vejo isso no ensinamento de Jesus – Quantidade – redução da quantidade – Qualidade – e crescimento da Quantidade em Qualidade e esse ciclo se repetindo.

Ou pode ser o inverso. Qualidade e depois Quantidade. Bem, a questão é que andam de mãos dadas e se o tempo prova que falta um dos fatores é que tem algo errado.

E pode-se até dar boas explicações para a ausência de uma delas, mas acredite, não passa de uma mentira dogmatizada para justificar a não verdade.

Entre verdades e mentiras, vale a pena olhar para O Caminho, A Verdade e A Vida.

Toni Edson

Nenhum comentário:

Postar um comentário